Estações do Ano
As estações do Ano.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.
Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.
Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.
Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.
Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.
As quatro estações
Outono : De 21 de março a 21 de junho
Do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.
Isto por que os países lá do hemisfério norte precisam se preparar para o inverno que está chegando. É necessário armazenar bastante comida para nada possa faltar!
Inverno: De 21 de junho a 23 de setembro
Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal. Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera.
O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.
No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça.
Como a temperatura cai nessa fase, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!
Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro.
Do latim: primo vere, no começo do verão.
Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.
Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem.
A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.
Verão: De 21 de dezembro a 21 de março.
Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral.
Chegou o Verão, a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. Relativo a primavera. Estação que sucede a Primavera e antecede o Outono.
As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor.
O verão é uma estação muito gostosa, com a chegada das férias e um clima de alegria no ar.
Bilbiografia:
BRANCO, S. M.;Um passeio pelas estações do ano. Editora Moderna. 48p.
http://www.smartkids.com.br/pergunte/estacoes/
http://planeta.terra.com.br/arte/observatoriophoenix/k_ensaios/24_k04.htm
http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm
Thalles Roberto - Arde outra vez
Curtam muito galera, e façam dessa letra sua oração desse meio de semana!
Espírito Santo eu
Eu não quero mais viver longe da tua presença meu Senhor
Hoje quero voltar, voltar ao início de tudo
De quando eu era feliz
Sentia a tua presença
Caminhava ali no seu jardim
Te encontrava todo dia
Mais me perdi Senhor no caminhar
Tentei andar sozinho na aventura dessa vida
Foi só ilusão!
Confesso que andei perdido sim.
Mais hoje te devolvo o coração
Arrependido de tudo que fiz
Quero voltar Senhor para os teus rios
Me lava!
Me molha!
Me ensina!
Me inspira!
E arde outra vez no meu coração!
De braços aberto quero te receber
Filho eu estava esperando você!
Você pra mim é tudo que eu sonhei um dia
Eu te amo
Eu não quero mais viver longe da tua presença meu Senhor
Hoje quero voltar, voltar ao início de tudo
De quando eu era feliz
Sentia a tua presença
Caminhava ali no seu jardim
Te encontrava todo dia
Mais me perdi Senhor no caminhar
Tentei andar sozinho na aventura dessa vida
Foi só ilusão!
Confesso que andei perdido sim.
Mais hoje te devolvo o coração
Arrependido, prostado
Quero voltar Senhor! voltar!
Me lava!
Me molha!
Me ensina!
Me inspira!
É POSSÍVEL
Proclame a Salvação, seja a solução!
Num mundo tão injusto, muitos dormem enquanto outros passam frio. É hora de se levantar e mostrar para o mundo, invadir o mundo com o amor de Deus. Ontem tivemos a vigília, você que ficou em casa perdeu, e oramos por esse povo que está ia nas ruas com esse frio de rachar, mas fomos incomodados demais pra ficar só na fé, afinal a fé sem obras é morta. Então, decidimos nos levantar e ser a solução e proclamar a salvação. Como?? galera tá frio pra caramba e todo ano, agente sempre ganha, compra roupa pra xuxu e sempre vai ficando aquela mais velhinha dentro do guarda-roupa, sempre. Enquanto agente orava ontem, eu lembrei de um casaco que podeia doar,e com certeza você também já lembrou de algum. Entramos na campanha do agasalho, vamos mostrar que o amor de jesus também aquece. Leve roupas quentinhas e em bom estado hoje para a Onda Dura, após o culto vamos sair e entregar pro pessoal nas praças da cidade, chegou o tempo de se levantar, pra ir ao mundo e mostrar teu poder! Vocês que não vão na vigília, ainda tem uma chance de fazer a diferença. A campanha vai continuar, na próxima sexta vamos sair e entregar mais, continue levando roupas, passe adiante e vem orar com a gente, toda sexta as 23hs, você só está aqui por que alguém um dia orou por você!!
Exercendo Dons e Habilidades com Foco
Li a biografia de William Henry Fox Talbot, um dos inventores da fotografia e principal proponente do processo negativo-positivo. Viveu entre 1800 e 1870 e alcançou muitas realizações. Além de ser rico proprietário de terras e membro do parlamento britânico, inventou a técnica do meio-tom e publicou o primeiro livro ilustrado com fotografias. Era também matemático.
O autor comentou, de passagem, o quanto algumas pessoas daquela época foram capazes de realizar, mesmo carecendo de tantas coisas consideradas essenciais à sociedade moderna. Por que as pessoas daquele tempo realizaram tanto? Talvez parte do motivo esteja no fato da sociedade atual ter reduzido nossa habilidade de nos concentrarmos sobre uma única coisa por longo tempo.
Ao longo dos anos o período de tempo que mantém cativa nossa atenção tem diminuído. Pessoalmente, tenho notado nos últimos anos que fico inquieto depois de uns poucos minutos de concentração. Estou sempre checando meus e-mails, levantando-me para tomar café ou descobrindo algo que foi negligenciado e precisa ser feito. Ser capaz de trabalhar numa única tarefa por horas a fio tem se tornado bastante difícil.
Talbot não tinha e-mails para ler a cada poucos minutos ou telefone para interromper seus pensamentos. Ele não gastava as noites vendo televisão. Não tinha que atualizar suas páginas em redes de relacionamentos e blogs da Internet. Os tempos eram mais vagarosos e menos exigentes. Ele podia passar horas, até mesmo dias, resolvendo problemas complexos sem ser distraído.
Hoje, muitos consideram a capacidade de realizar múltiplas tarefas uma habilidade valiosa. Mas na prática significa não dar 100% de atenção a coisa alguma. Estamos tentando fazer muitas coisas, correndo em várias direções, incapazes de concentrar o foco por tempo suficiente em um único objetivo. Anos atrás decidi ser fotógrafo, músico e escritor. O que isto quer dizer de fato é que determinei que não vou gastar o meu tempo sendo jardineiro, jogador de golfe ou carpinteiro. Limitando as atividades posso realizar mais em áreas específicas. “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens,” (Colossenses 3.23). Para mim, “de todo o coração” significa dar tudo o que tem e não se deixar distrair.
Aprendi que os japoneses têm uma palavra, “muda”, que geralmente quer dizer “improdutivo” ou simplesmente, “perda de tempo”. É claro que às vezes fica difícil determinar se estamos perdendo tempo. Passar uma tarde num campo de golfe é perda de tempo? E se for com um cliente importante? E se for um profissional desse esporte e as horas a mais de treino significam mais sucesso? A música pode ser perda de tempo para alguns. Mas já que Deus me deu paixão pela música, não praticá-la seria desobediência e provavelmente seria visto por Deus como desperdício de dom.
Descobrir quem somos, como Deus nos fez e qual o nosso propósito na vida é fundamental para determinar para onde devemos direcionar nossa energia e aprender como fazer melhor uso do nosso tempo.
Por Jim Mathis
RECADASTRAMENTO A ONDA DURA
Nome:
Data de nacimento:
Telefone:
email:
Mora em que bairro?
Participa de algum GP? Qual?
Quanto tempo tem de Onda?
Preencha e mande p/ email da Onda
aondadura@comunidadesiloe.com.br
Sara, mas não casa!
Corte. Quem nunca levou um? Eu mesmo levei vários! Existem diferentes tipos de cortes: no joelho – quando casar sara. Corte de namoro, esse sara, mas não casa!
Corte de vôlei, de cartas, de bois (bife!), de população na China; corte na transmissão, de contingente, de papel; corte na cena e na calça, na conversa e infelizmente às vezes na orelha.
Aiiii!!!
Mas existe um corte que supera todos esses. Dificilmente cicatriza com o tempo, ou é esquecido com o matrimonio. As amizades não o curam. A família custa para enxergar sua profundidade! Esse corte tem nome: rejeição! E se tem nome tem cura:
Jesus Cristo!
Não importa quem cortou ou negou o que a você, não importa a data, época nem o momento em que isso aconteceu. O importante é aproximar-se de Jesus assim mesmo, com o coração em pedaços, na certeza que ELE entende exatamente o que você sente (compaixão), tem o alivio que você precisa (amor), e jamais cortará você Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei
A um amor desse nem o Jack Stripador resiste!
Por: Bruno Vinícius